Wednesday, June 21, 2006
Thursday, June 01, 2006
Até onde pode chegar a tolice humana?!
Então não é que descobri que há um concurso mundial de "Air Guitar"?! O objectivo é tão simplesmente tocar música numa guitarra invisível!
Portugueses no Hawai
Como temos mostrado em alguns dos posts, Portugal é de facto uma grande nação. Já tinhamos ouvido histórias de doces portugueses serem vendidos no Hawai e em particular nas praias... mas quando encontrámos a placa em baixo ficámos com a certeza que havia uma forte presença portuguesa nas ilhas havaianas.
Assim, quando cheguei a SF decidi procurar umas coisas sobre a história dos portugueses na Hawai. Acontece, que os Portugueses (ou Pokiki como são conhecidos no Hawaii) chegaram perto do ano 1800 (muitos tendo abandonado barcos de pesca) e começaram por plantar cana de açucar (uma das maiores culturas ainda hoje no Hawaii). Algumas décadas mais tarde um dos Portugueses na ilha convenceu o governo a ir buscar mais mão de obra às ilhas Portuguesas e uma "amizade" então criada entre o Rei do Hawaii e D. Luís I ajudou neste processo.
Desde então a comunidade portuguesa adaptou-se aos costumes e tradições locais e integrou-se rapidamente na sociedade havaiana. Exemplos de sucesso incluem donos de plantações, de jornais, lojas e até um conhecido jogador de beisebol!
Outro campo onde os Portugueses se destacaram foi na política (surpreendidos?!). Daí a placa que podem ver na foto em cima! O senhor em causa foi sherife, capitão da polícia e por fim governador do Kauai (ilha onde estivémos). Mais curioso ainda é que o penúltimo governador do Kauai era ainda descendente de Portugueses!
Voltando às coisas boas que os Portugueses levaram para o Hawai. A lista é vasta mas as principais coisas foram a malassada, o chouriço a sopa de feijão, o pão doce e o ukulele! Este último é um dos instrumentos mais típicos do Hawai e diz a história que se trata de uma evolução da nossa "braguinha"!
O ukulele:
Enfim... mais umas linhas de história que mostram como os Portugueses andaram por todo o mundo, encheram a barriga a toda a gente (incluíndo a sua!), entreteram o pessoal com música... e no fim de tudo... chegados ao século XXI... podemos não ter mais que cerca de 90 mil Km2 de terra à "beira-mar plantada"... mas temos muitos filhos por aí espalhados! Eh eh!